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- 17:44, 25 January 2024 0kelvin talk contribs created page File:Geometric applications 1.svg
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- 17:11, 25 January 2024 0kelvin talk contribs created page Exercícios de vetores com geometria (Created page with "* Prove que <math> \overrightarrow{\text{MN}} = \frac{1}{2}(\overrightarrow{\text{AB}} + \overrightarrow{\text{DC}} ) </math> sabendo que M e N são os pontos médios dos lados não paralelos do trapézio ABCD. <center> file:geometric_applications_1.svg</center> Expressando <math> \overrightarrow{\text{MN}} </math> como combinação linear <math>\begin{align*} \overrightarrow{\text{MN}} = \overrightarrow{\text{MA}} + \overrightarrow{\text{AB}} + \overrightarrow{\...") Tag: wikieditor
- 16:45, 25 January 2024 0kelvin talk contribs created page File:Vector addition 3.svg
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- 14:07, 25 January 2024 0kelvin talk contribs created page Exercícios de vetores (Created page with "* Determine a soma dos vetores indicados na figura: '''a)''' file:vector_addition_1.svg <math>\overrightarrow{MI}</math> e <math>\overrightarrow{FG}</math> são opostos, portanto se anulam. Escolhendo B como origem e F como extremidade, temos que <math>\overrightarrow{BH} + \overrightarrow{HE} + \overrightarrow{EF} = \overrightarrow{BF}</math>. Resta então que <math>\overrightarrow{BF} + \overrightarrow{BG} = \overrightarrow{BL}</math>. Os vetores podem ser desloc...") Tag: wikieditor
- 12:09, 25 January 2024 0kelvin talk contribs created page File:Vector addition point.svg
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- 08:29, 23 January 2024 0kelvin talk contribs created page Definição e operações básicas (Created page with " '''Classe de equipolência:''' um vetor é uma classe de equipolência de segmentos orientados. Isto é, dado um segmento <math> AB </math>, o vetor é o conjunto de todos os segmentos orientados iguais a <math> AB </math>. A notação adota uma flecha, <math> \overrightarrow{AB} </math>, '''B - A''' ou <math> \overrightarrow{v} </math>. Perceba que o vetor não é a própria flecha, a flecha é apenas um representante. O vetor é um objeto matemático que não tem form...") Tag: wikieditor
- 14:14, 22 January 2024 0kelvin talk contribs created page File:Vector 4.svg
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- 08:18, 22 January 2024 0kelvin talk contribs created page Segmentos orientados (Created page with "<center> file:vector_1.png</center> '''Segmento orientado:''' um segmento orientado é um par ordenado de pontos, o primeiro chamado ''origem'' e o segundo de ''extremidade''. O segmento orientado de origem A e extremidade B será representado por AB. Dados dois segmentos orientados AB e CD, então AB = CD (isto é, AB ''coincide'' com CD) se e somente se A = C e B = D. (Note-se que AB ≠ BA). Geometricamente o segmento orientado AB será indicado por uma flecha de...") Tag: wikieditor
- 08:14, 22 January 2024 0kelvin talk contribs created page File:Vector 4.png
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- 16:41, 21 January 2024 0kelvin talk contribs created page Determinantes (Created page with "O determinante é uma função que associa um número a uma matriz quadrada. Os usos mais frequentes do determinante são para estudar a dependência linear, encontrar autovalores e autovetores e encontrar as soluções de um sistema linear. <center> '''Cálculo de um determinante''' </center> A forma mais comum é: <math> \left| \begin{matrix} a & b \\ c & d \end{matrix} \right| = ad - bc </math> E para uma matrix 3 x 3: <math> \left| \begin{matrix} a & b & c \...") Tag: wikieditor
- 13:46, 21 January 2024 0kelvin talk contribs created page Matrizes (Created page with "<center> '''Propriedades algébricas'''</center> * '''A soma é comutativa''' <center><math> \left[\begin{matrix} a & b \\ c & d \end{matrix}\right] + \left[\begin{matrix} 1 & 2 \\ 3 & 4 \end{matrix}\right] = \left[\begin{matrix} a + 1 & b + 2 \\ c + 3 & d + 4 \end{matrix}\right] = \left[\begin{matrix} 1 + a & 2 + b \\ 3 + c & 4 + d \end{matrix}\right] </math></center> * '''Multiplicação por escalar''' <center><math> x\left[\begin{matrix} a & b \\ c & d \end{...") Tag: wikieditor
- 13:09, 21 January 2024 0kelvin talk contribs created page Resolução de sistemas linares (Created page with "<center>'''Método da substituição'''</center> <center><math> \begin{cases} x & + & y & + & z & = & 1 \\ x & - & y & + & 3z & = & 2 \\ 2x & + & 4y & - & z & = & 0 \\ \end{cases} </math></center> Isolando x na primeira equação e substituindo nas outras duas: <math> \begin{cases} -y & - & z & + & 1 & - & y & + & 3z & = & 2 \\ 2(-y & - & z & + & 1) & + & 4y & - & z & = & 0 \end{cases} </math> Isolando y e substituindo na equação restante: <math> \begin{align*} y...") Tag: wikieditor
- 20:22, 20 January 2024 0kelvin talk contribs created page Exercícios de sistemas linares e matrizes (Created page with "<center> '''Método da substituição'''</center> <math> \begin{cases} x & + & y & + & z & = & 1 \\ x & - & y & + & 3z & = & 2 \\ 2x & + & 4y & - & z & = & 0 \\ \end{cases} </math> Isolando x na primeira equação e substituindo nas outras duas: <math> \begin{cases} -y & - & z & + & 1 & - & y & + & 3z & = & 2 \\ 2(-y & - & z & + & 1) & + & 4y & - & z & = & 0 \end{cases} </math> Isolando y e substituindo na equação restante: <math> \begin{matrix} y = & z - \frac{1...") Tag: wikieditor
- 19:57, 20 January 2024 0kelvin talk contribs created page Classificação de sistemas linares (Created page with "Em álgebra linear, como o nome já diz, não são estudados sistemas não lineares. Equações com funções trigonométricas, exponenciais, logaritmos, produtos de incógnitas, raiz e potências não são estudadas. Os sistemas lineares são classificados em dois tipos: '''Sistema linear homogêneo:''' todos os termos constantes são nulos. Um sistema homogêneo sempre tem solução. Exemplo <math> \begin{cases} x & + & y & = & 0 \\ 2x & + & 3y & = & 0 \end{cases} <...") Tag: wikieditor
- 16:35, 18 January 2024 0kelvin talk contribs created page Geometria Analítica e Álgebra Linear (Created page with "A ordenação dos tópicos aqui não necessariamente é a melhor ordem de um curso regular. O conteúdo não esta dividido segundo a maioria dos cursos de geometria analítica e álgebra linear das universidades brasileiras. A motivação pela combinação de ambos segue o pressuposto de que toda geometria analítica em três dimensões é um caso particular da álgebra linear desenvolvida em n dimensões. Assim, propriedades que são visualizadas geometricamente em duas...") Tag: wikieditor
- 20:46, 3 September 2022 0kelvin talk contribs created page Multiplicadores de Lagrange (Created page with "Quando uma função ''(contínua)'' de uma variável é estritamente crescente ou decrescente não temos pontos de máximo ou mínimo a menos que seja definido um intervalo fechado. Neste caso as bordas do intervalo serão os pontos de máximo e de mínimo. Para funções de duas variáveis podemos fazer o mesmo e definir um subdomínio para limitar a nossa busca por valores extremos. A diferença é que o domínio de uma função de duas variáveis esta no <math>\mathbb...")
- 17:48, 3 September 2022 0kelvin talk contribs created page File:Lagrange multiplier 3d.png